fbpx

A Alma de Todo Apostolado

A Alma de Todo Apostolado é um clássico instantâneo de espiritualidade escrito no século XX.

Após sua publicação, grandes homens do clero como o Papa São Pio X e, mais tarde o Papa Bento XV recomendaram essa obra para todos os fiéis católicos.

Como nossa edição desse livro se direciona especialmente aos membros do nosso Clube de Leitura, nossa apresentação será breve, mas suficiente para lhe dar um gostinho deste livro que servirá, sem dúvida, como grande alimento espiritual para você.

Vamos ao contexto da obra!

Como surgiu a obra A Alma de Todo Apostolado

Na virada do século XIX ao século XX, a Igreja da França começa a ser vítima de uma grande perseguição anticristã.

Leis e decretos, inspirados em grande parte por lojas maçônicas, começam a minar as bases de institutos religiosos católicos. 

Sacerdotes e religiosos são desterrados da França pelo simples fato de defenderem a Santa Igreja.

A Ordem Cistercience, já há muito tempo enfraquecida por falta de condições materiais, se vê ameaçada na França.

E enquanto o pânico acontece nos conventos e os religiosos se veem sem o apoio, mas com a indiferença do povo cristão, Dom Chautard, abade de Sept-Fons, é encarregado pela Ordem Cistercience a representá-la na luta.

Entre o tempo livre que encontrava nesta guerra travada por mais de uma década, Dom Chautard também se dedicou à escrita, a fim de atender as necessidades dos seus filhos espirituais espalhados pela França e pelo mundo.

A tese desse grande homem de obras não é falar das obras. As obras, quando surgem na sua escrita, são como que o terreno onde Dom Chautard semeará o valor da vida interior. 

Assim, a vida interior como condição necessária e primordial sobre as obras, essa é sua tese, que se expressará com doutrina, ascética e profundo amor no livro A Alma de Todo Apostolado.

A obra

A vida do autor

A vida de Dom Chautard poderia se resumir nas palavras de São Paulo: “De muito boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas” (II Cor 12, 15).

Como vimos, esse grande abade trapista era todo dedicado ao apostolado, dava-se todo à Salvação das Almas, isso o consumia por inteiro, dava-lhe alegria e tirava-lhe o sono.

Nesse sentido, o contexto em que ele passou a viver com a virada do século XX deixou uma profunda preocupação no seu coração de pai em relação a seus filhos espirituais.

A publicação da obra A Alma de Todo Apostolado

Diante de toda agitação revolucionária que surge no século XX, até mesmo entre clérigos ou religiosos, publicar A Alma de Todo Apostolado era uma obrigação. 

Pensava, inicialmente, em fazer com que essa obra sustentasse a vida espiritual dos seus religiosos e fiéis, mas sua universalidade a torna um clássico imediato.

Foi publicado em vários locais da Europa, traduzido para vários idiomas, lido por fiéis de todo estado de vida.

O tema central de A Alma de Todo Apostolado

O tema principal da obra é a vida interior, a vida interior como base e condição necessária para qualquer apostolado.

Seja o apostolado que exerce um pai sobre o filho, ao educá-lo na fé; o apostolado do aluno, ao se dedicar aos estudos em busca da Verdade; seja para o religioso de vida ativa, o sacerdote, o bispo.

Desse modo, a obra atende a uma necessidade tão universal entre os fiéis que foi aclamada por papas, como São Pio X e Bento XV.

Todos os capítulos discorrerão sobre a vida interior em vários aspectos, como: A necessidade da vida interior para a fecundidade das obras.

Assim, a união da vida ativa e vida interior, progresso nas virtudes pela união da vida interior com a vida ativa são frutos dos conselhos para se ter uma vida interior.

A necessidade da Alma de Todo Apostolado nos dias de hoje

Atualmente, essa obra tem um valor imprescindível, pois comumente vemos crescer a quantidade de apostolados online. Certamente, avança com a tecnologia que nos rodeia.

Mas, ainda que cheguemos ao século da modernidade, a vida espiritual e interior continua sendo nos moldes que Nosso Senhor ensinou:

”Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo.” Mt 6, 6

Portanto, a Alma de Todo Apostolado é o apelo de um coração contemplativo na vida ativa que o estado de vida nos empele.

Leia também: Três indicações de livros para uma vida espiritual

Clube de Leitura

Como dissemos anteriormente, essa obra faz parte do nosso Clube de Leitura Caritatem no mês de janeiro de 2021. Caso você queira receber essa edição de luxo em sua casa, acesse caritatem.com.br .

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.