fbpx

Participe da Campanha Editorial “MODÉSTIA CATÓLICA"

Quero Participar

A santidade no matrimônio

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por caritatem
em 09/03/2021

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os seus dados estão seguros.

Compartilhe agora mesmo:

O modelo do amor perfeito é o amor mútuo das três Pessoas da Santíssima Trindade. A santidade no matrimônio exige esforço para cumprir com este laço indissolúvel.

Faz parte da Divina Providência que,

quando Deus coloca diante de nós um fim a ser alcançado, Ele também nos forneça os meios para alcançá-lo. Assim, no caso do casamento, tendo-o disposto para o elevado propósito de preparar as almas para o Céu, Deus dotou-o de qualidades que o tornam um instrumento apto ao propósito para o qual foi instituído.

Essas qualidades são reveladas na verdade de Cristo e da Igreja. A Igreja de Cristo foi feita para ser uma só e para durar até o fim dos tempos. O vínculo do matrimônio cristão deve, igualmente, ser um só e durar até a morte rompê-lo.

A unidade e a perpetuidade são as qualidades que tornam o estado de vida matrimonial especialmente adequado para o grande objetivo de trazer filhos ao mundo, de alimentá-los no corpo, na mente e no espírito, de levá-los à perfeição final para a qual o homem foi criado. E se trazer os filhos ao mundo é algo que se consegue com grande dor e trabalho, levar suas almas à perfeição se consegue com dor e trabalho ainda maiores. Nada menos se requer do que um casal unido e o amor de ambos os pais.

Ora, tal é a natureza do homem e da mulher que eles não podem amar eficazmente com um amor dividido. Deixe qualquer cônjuge dar ao outro a menor causa para o ciúme e haverá um fim, na família, desse amor perfeito e dessa harmonia, a qual é tão necessária para o bem-estar das crianças.

O modelo do amor perfeito é o amor mútuo das três Pessoas da Santíssima Trindade. Um dos mais belos reflexos criados desse amor é o tríplice amor da vida familiar, o amor do marido, da esposa e do filho. Ele não tolerará intrusão de fora. Não pode suportar a perspectiva de que chegue ao fim.

Essa é uma lei fundamental e universal da natureza, que é acentuada,
enobrecida e aperfeiçoada por uma lei da graça. O sacramento do matrimônio implica uma sanção divina especial às leis da unidade e
da perpetuidade no vínculo matrimonial.

Percebe-se a necessidade de um decreto mais elevado e de auxílio a partir da natureza passageira dos encantos meramente naturais. Os meros prazeres físicos passam com a sua satisfação. O ardor juvenil esvai-se antes que a maturidade da vida seja alcançada.

No curso de uma vida tão íntima como a de marido e mulher, muitas falhas de caráter ficam expostas. O matrimônio, certamente, traz à tona muitas belezas novas do caráter, mas também revela muitas falhas de caráter. É repleto de decepções, mesmo tendo surpresas agradáveis.

O desaparecimento da beleza física também tende a enfraquecer o vínculo natural. Quando o cabelo fica grisalho, a visão perde seu brilho e a face se enche de rugas; quando a mutabilidade geral e ardor da juventude esmorecem a prosa da meia idade; então, de fato, há a necessidade de algo que sustente mais, algo mais duradouro do que o mero laço de afeto natural ou contrato natural. Isso se encontra na unidade e perpetuidade do sacramento.

O sacramento dá toda a coragem, a energia, o refrigério e o amor necessários para tornar o vínculo forte e duradouro. Renova a juventude da vida conjugal e torna-a satisfatória mesmo com o passar dos anos.

Trecho retirado da obra Casamento e Paternidade.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


1 Comentário

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os seus dados estão seguros.

Espere Um Pouco! Temos Um Presente Pra Você.

Conhecer a fé católica é indispensável em tempos de crise, junte-se a mais de 100 mil leitores e tenha acesso aos benefícios abaixo:

Sorteios e Promoções

Artigos e Trechos Marcantes dos Nossos Livros

Diversos Ebook’s

Vídeos em Nosso Canal no YouTube

Cupons com Descontos Exclusivos

Avisos Sobre Novos Lançamentos Editoriais

E muito mais

Os seus dados estão protegidos