fbpx

A vida de São Lucas

A vida de São Lucas

No dia de hoje, a Santa Mãe Igreja convida a todos à rememória da história de São Lucas, Evangelista. Padroeiro dos médicos, dos artistas e dos pintores, ele escreveu o seu Evangelho e também o livro de Atos dos Apóstolos. Ele também traduziu epístolas paulinas para o seu idioma de origem, o grego.

Um homem extremamente admirado por toda a igreja primitiva pela sua pureza e também por sua inteligência, ele foi companheiro próximo de São Paulo Apóstolo. Viveu a seu lado por décadas e esteve próximo durante todo o processo de prisão e martírio do Santo.

Por isso, para melhor rememorá-lo, a Livraria Caritatem traz hoje a sua biografia completa, conforme descrita pelo Padre Jean Croiset em sua obra O Ano Cristão!

São Lucas, Evangelista

São Lucas é chamado Evangelista não só por que os apóstolos o nomearam para anunciar o Evangelho às nações, cujo ministério foi comum aos santos Filipe, Timóteo, Tito, Sislas, Sóstenes, Tichico e outros. Eles o fizeram também, particularmente, porque Deus o escolheu para escrever o Evangelho, isto é, a história da vida e da morte, milagres e doutrina de Jesus Cristo. Tal feito só é próprio de autores sagrados, como o foram São Mateus, São Marcos e São João.

São Lucas, a quem São Paulo chama algumas vezes Lúcio para latinizar um pouco mais o seu nome, foi natural de Antioquia, metrópole da Síria. Era gentio de origem, nascido no meio do paganismo. Foi convertido por São Paulo, seu parente, de quem depois tornou-se discípulo, amigo particular, companheiro em suas viagens, e por fim historiador de sua vida. Dedicou-se quando jovem ao estudo das Letras, nas quais fez grandes progressos por ser de excelente gênio.

No entanto em seus escritos percebe-se que conhecia muito a língua grega, sendo seu estilo mais eloquente e mais culto que o de outros escritores sagrados. Por isso mesmo conjectura-se que, embora nascido na Síria, era de origem grega.

O início da vida de São Lucas

Alguns opinam que foi judeu de nascimento e um dos setenta e dois discípulos do Salvador, alegando que era o companheiro de Cléofas, um dos dois discípulos a quem apareceu Cristo quando iam para Emaús.

Foi médico de profissão como expressamente nos assegurou o mesmo São Paulo em sua Epístola aos Colossenses: “Saúda-vos Lucas, médico caríssimo” (Colossenses 4). São Jerônimo acrescenta também que ele era muito hábil na profissão. Não o foi menos na arte da pintura, posto que de sua mão só nos resta uma imagem da Santíssima Virgem, que por antiga tradição se crê ser obra do santo Evangelista.

[NOTA DO REDATOR: Esta imagem de Nossa Senhora citada pelo Padre Jean Croiset ainda existe e se chama Nossa Senhora de Częstochowa. Uma antiga pintura em estilo de Hodegétria (Nossa Senhora nos mostrando o caminho para Cristo), ela está guardada no Mosteiro de Jasna Góra em Częstochowa, na Polônia, desde o século XIV. A Tradição diz que foi pintada numa tábua de madeira que foi feita pelo próprio Cristo e usada pela Sagrada Família. A imagem de capa desta matéria mostra São Lucas concluindo a sua obra.]

A conversão de São Lucas

Achando-se São Paulo em Antioquia, encontrou-se com seu parente Lucas. Homem muito estimado em toda a cidade por suas conhecidas qualidades, vivia contudo sepultado nas trevas do gentilismo, dado que foi educado nas suas ridículas superstições.

Logo que o santo apóstolo lhe falou da verdadeira religião, a divina graça dissipou todas aquelas trevas. Depois de receber o batismo, fez-se discípulo de São Paulo – e foi o mais querido de todos.

São Jerônimo chamava-lhe seu filho espiritual, e São João Crisóstomo fiel companheiro de suas viagens e trabalhos. Logo que São Barnabé se separou do apóstolo, entrou São Lucas para substituí-lo.

Este no entanto o acompanhou na primeira viagem que fez depois da separação à Trôade de Macedônia por volta dos anos 50, sem sair em momento algum do seu lado.

A escrita do Evangelho

Por esta ocasião, teve a consolação de conhecer e de falar com muitos apóstolos e discípulos de Cristo. Com eles se informou muito claramente de todas as circunstâncias de sua vida, paixão, ressurreição, milagres e doutrina.

No entanto, como estes dois evangelistas haviam esquecido muitos fatos singulares na vida do Salvador, alguns falsos apóstolos escreveram estórias e fábulas para suprir as faltas. Por isso, Deus escolheu São Lucas para ensinar a Verdade aos fiéis, inspirando-lhe o pensamento de escrever o Evangelho.

São Paulo chama o Evangelho de seu

São Lucas dedicou o seu Evangelho a Teófilo, que nas opiniões de São Epifânio, de Orígenes e de Santo Ambrósio era um nome nome genérico , no qual só teve em vista o santo autor todos os que amam a Deus.

A conformidade que se nota em seu Evangelho com o que diz São Paulo em sua primeira Epístola aos Coríntios é grande prova do que dizem os antigos, que o Apóstolo como que adotou por seu este Evangelho.

São Lucas viaja com São Paulo

Todo o tempo que São Paulo se demorou na Macedônia e em que percorreu quase todas as cidades da Grécia, levou consigo São Lucas. Contudo, tê-lo a seu lado como companheiro inseparável não era somente para fins de consolação e satisfação, mas também para edificação dos demais.

Da mesma forma em toda ocasião mostrava São Paulo a estima que fazia do santo Evangelista e o grande amor que lhe tinha. Na segunda epístola aos coríntios chama-lhe irmão seu, assegurando nela que dava muita honra a seu Evangelho. não só pela pureza de seus costumes e esplendor de sua eminente santidade, como também pelo ardor de seu imenso zelo.

Tendo São Lucas ido a Corinto em companhia de Tito levar esta segunda epístola, trabalhou com sucesso em colher daquela frutífera vinha do Senhor. Semelhantemente, juntou-se a eles logo São Paulo, que desta cidade escreveu aos romanos, elogiando o nosso santo sob o nome de Lúcio, seu parente.

A viagem ao lado de São Paulo

Contudo, como ele estava resolvido a fazer esta viagem, apesar de saber o que nela havia de acontecer, não quis abandoná-lo e acompanhou-o na visita que fez ao apóstolo São Tiago. Foi São Paulo preso pelo tribuno Lisias, que o remeteu a Félix, governador da Judeia.

Enquanto isso este o prendeu em Cesareia por dois anos. Quando acabou o tempo de seu governo, deixou-o no cárcere para agradar aos judeus. Como São Lucas não pôde aliviar São Paulo no trabalho das cadeias, quis compartilhar com ele o trabalho da prisão.

Embarcou com o mesmo apóstolo para Roma, para onde seria sentenciado pelo imperador . Sabiam de todos os perigos que correram e os trabalhos da navegação; contudo, coisa alguma foi capaz de alterar um a fidelidade do discípulo para com o mestre.

A prisão de São Paulo

Chegaram os dois a Roma por fins do inverno do ano 61. Não quis São Lucas apartar-se do lado do Apóstolo todo o tempo que durou sua prisão, que foi de dois anos, para melhor servi-lo, obedecê-lo e assisti-lo, ainda que não ignorante aos grandes perigoso a que se expunha em uma cidade onde só o nome de cristão bastava para irritar os gentios.

Escrevendo São Paulo da prisão aos colossenses, fez honrosa menção de São Lucas e outros discípulos seu.

O legado de São Lucas

O certo é que poucos santos padeceram tanto por amor de Jesus Cristo, e que toda a sua vida se pode chamar um glorioso martírio. Por isso, a Igreja na oração de seu dia lhe dá o glorioso testemunho de que trouxe continuamente gravada em seu corpo a mortificação na cruz pelo nome de seu Mestre divino.

Entre as imagens da Santíssima Virgem que por antiga e venerável tradição se crê terem sido pintadas por São Lucas, a mais célebre de todas é a que se venera em Santa Maria Maior de Roma.

Garanta já a sua edição

E então, se interessou por tão sublimes escritos, tão plenamente preocupados com o engrandecimento da alma do fiel católico? Colabore para que a Livraria Caritatem possa com excelência trazer esta imensa obra de volta para o cotidiano do fiel católico.

Colabore, acessando o site da campanha e garanta já a sua edição do Ano Cristão! Nesta primeira parte de nossa campanha, você receberá os três primeiros tomos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade