fbpx

Participe da Campanha Editorial “Ano Cristão"

Quero Participar

A Virgem do Carmo e os tons proféticos nas obras humanas

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por caritatem
em 16/07/2021

“Levar-vos-ei ao Carmo onde saboreareis os seus deliciosos frutos” são as palavras do profeta Jeremias que inspiram uma ordem religiosa cujo nome significa “jardim de Deus” ou “vinha de Deus”. Em tempos de grandes perseguições, a família carmelita recebeu um benefício sem par com aparição da Virgem Santíssima ao orante VI Geral da Ordem. O acontecimento, revestido de generosas promessas de auxílio por parte da Mãe de Deus, ocorreu precisamente a 16 de julho de 1251 e repercutiu de modo veemente na vida espiritual e terrena da referida ordem e dos seus beneficiados.  

É sabido que muitos santos se quiseram também revestir do escapulário ou da medalha da Santíssima Virgem do Carmo – santos estes cujas obras estão sempre presentes nas edições Caritatem:  Santo Afonso Maria de Ligório e São João Bosco são apenas alguns belos exemplos dessa fidelidade devocional. 

Nas escolas de arte, diversas representam a Virgem do Carmo com grande excelência simbólica. Dentre elas, uma do gênero barroco expressa o marrom e o vermelho de modo tão marcante que parece desposar perfeitamente as marcas carmelitas. É a Escola de Cuzsco, barroco notadamente denso, profundo e profético. A fisionomia Virginal de suas obras assume ora feições espanholas, ora feições nativas e o resultado é uma exuberância sem par, um alastramento catequético da confiança na Virgem como caminho amabilíssimo para os povos pagãos até o seu filho Jesus Cristo. 

Em obras como o Ofício Parvo, a tonalidade barroca não está somente na beleza estética da sua capa, mas sobretudo no seu interior, nas orações tão carmelitas que, se cores tivessem, por certo seriam as de um barroco andino e fervoroso. Por certo, sendo a beleza a bondade de Deus posta em símbolos, os livros, as composições musicais, as esculturas e as pinturas que reforçam a devoção à Virgem do Carmo devem exalar isso: uma força missionária de densidade infinita e um céu polifônico com todos os coros dos anjos. 

Oração 

“Ó Deus, que vos dignastes eleger as puríssimas entranhas da bem-aventurada Virgem Maria para vossa morada: concedei-nos que, com o presente culto que alegres lhe tributamos, nos façamos merecedores de seu patrocínio. Vós que viveis e reinais com Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém.” – Ofício Parvo de Nossa Senhora

In Corde Iesu

Editorial Caritatem

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Espere Um Pouco! Temos Um Presente Pra Você.

Conhecer a fé católica é indispensável em tempos de crise, junte-se a mais de 100 mil leitores e tenha acesso aos benefícios abaixo:

Sorteios e Promoções

Artigos e Trechos Marcantes dos Nossos Livros

Diversos Ebook’s

Vídeos em Nosso Canal no YouTube

Cupons com Descontos Exclusivos

Avisos Sobre Novos Lançamentos Editoriais

E muito mais

Os seus dados estão protegidos