fbpx

Participe da Campanha Editorial “Ano Cristão"

Quero Participar

Bons Hábitos Cristãos – Ao Trabalhar

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por caritatem
em 05/10/2021

como ser um verdadeiro cristão

Nesta sequência da série de postagens Bons Hábitos Cristãos, iremos discorrer acerca de como deve o bom católico se comportar ao longo do dia.

Ao contrário da primeira parte da série, estes passos não possuem uma ordem exata. Eles foram feitos de maneira separada, para ser utilizados ao longo do dia, conforme a necessidade de cada pessoa.

Parte 1: Recolhimento

Em primeiro lugar, cumpre lembrar que o propósito disso tudo aqui é que você como cristão mantenha teu coração sempre apascentado e tranquilo. Que nada abale a tua paz de espírito, e que sempre conduza teus pensamentos e tuas ações para o Senhor teu Deus. Para tanto, São Francisco de Sales nos ensina a criar uma espécie de “altar interior”, dentro de nosso espírito.

Explico melhor: deves ter para ti uma espécie de lugar seguro dentro de teu espírito, um tema de reflexão que tu bem conheces e sabes te ajudar. As chagas de Cristo, as dores de Nossa Senhora, a Paixão e Morte de Nosso Senhor, dentre tantos outros. Assim, quando o mundo te incomodar e as intempéries se te solavancarem, poderás encontrar refúgio e auxílio dentro de teu próprio espírito. Levantarás, desta forma, teus pensamentos ao Altíssimo, ao quanto nosso Deus nos ama e nos tem em estima.

É também importante que você não se recolha a esse abrigo só uma ou duas vezes, mas sempre que fizeres algo que não precise de 100% da tua concentração. Quando estás cozinhando, comendo, quando entras no ônibus ou então enquanto aguardas numa fila, por exemplo. São momentos ótimos e úteis para que te dediques ao Senhor teu Deus e O mantenhas sempre em tua cabeça.

Parte 2: Rememória

Supondo que cumpriste bem aquilo que foi prescrito para as orações da manhã, deves ter tomado bons e piedosos propósitos para o teu dia. Talvez tenhas até mesmo tomado para ti curtas jaculatórias que devem ser repetidas. Agora é chegada a hora: relembre estes mesmos propósitos e busca segui-los com fidelidade e com teu coração aberto. Não o faças de forma superficial, como quem apenas cumpre uma obrigação, mas antes lembra-te de que estas resoluções que tomastes o fizeste por opção e escolha próprias.

Deves segui-las fielmente e com brandura; se, por exemplo, escolheste tomar de conta da tua verborreia mantendo-se em silêncio ao longo do dia, lembra-te também de que existem momentos em que é indispensável falar muito. Não podes querer deixar de ser tão tagarela cortando demais as tuas falas quando estás ministrando uma palestra para teus funcionários, por exemplo. Por isso, seja sempre prudente: busque o caminho da virtude, que, como Aristóteles dizia, se encontra no meio-termo.

Parte 3: Dedicação

Esta provavelmente é a parte mais importante daqui. É absolutamente necessário que te lembres de sempre dedicar a Deus e a seus santos todas as tuas atividades antes de realizá-las. Traduzindo a miúdos, se vais estudar, é de suma necessidade que peças a iluminação do Espírito Santo, e eu recomendo que o faça ouvindo o hino Veni Creator Spiritus. É recomendável também fazer a oração de Santo Tomás de Aquino, que já me foi de imenso fruto antes.

Antes de iniciar um trabalho que farás, peça a ajuda de São José, com as orações que já disponibilizamos outrora. Estas orações são amplamente recomendadas, inclusive. Nunca existiu alguém que, pedindo a intercessão de São José, fosse deixado esquecido. Ele simplesmente não cessa de interceder por nós junto Àquele que outrora o chamou por pai, e você pode ler mais sobre aqui.

Assim, se vós, que sois mãe, vais tratar da lida diária em tua casa, a quem melhor pode-se recorrer que Nossa Mãe Santíssima? Na verdade, como São Luís de Montfort nos explica, de Maria não se falou o bastante ainda e nem com Ela se falou o bastante também. Ela, que foi o meio de que Deus se serviu para vir à terra, é também o meio que Ele nos deixou para ir até Ele. Se almejamos buscá-Lo em todas as nossas ações, não existe guia melhor que aquela que jamais conheceu a mancha do pecado.

Por fim, procura qual o santo padroeiro para o teu trabalho e pede a intercessão dele. És professor? Requisita a ajuda de Santa Teresa D’Ávila. Estudante? São José de Cupertino. Programador? Santo Isidoro de Sevilha. Nota-se que esta informação está a apenas uma breve pesquisa de distância, e sem dúvidas será de muita utilidade para a tua lida diária.

Parte 4: Devoções das horas de um Cristão

Por último, cumpre relembrar da importância das devoções que se baseiam nas horas do dia de um cristão. A mais conhecida é a do Angelus, também chamada de toque das três Ave Marias, que devem ser rezadas às 6h, às 12h e às 18h. Temos também o Ofício Parvo dos Santos Anjos, o Ofício Parvo de Nossa Senhora, a liturgia das horas etc.; estas devoções, no entanto, exigem do fiel uma larga organização em seus horários e em sua rotina. Por isso, ela não é recomendada para todos, e sim para quem já tem uma vida espiritual organizada.

O Angelus, no entanto, é um ótimo chamado para rememoriar Cristo Nosso Senhor: são orações curtas, mas que não deixam de ser ótimas e frutificantes. Esta oração, quando rezada três vezes ao dia nos horários corretos, concede ao fiel 200 dias de indulgência, o que é sempre de imensa utilidade. No período pascal, contudo, o Angelus é substituído pelo Regina Caeli; as indulgências se conservam as mesmas, porém.


Considerações finais

Espero que, através deste artigo, tenha ficado clara a necessidade de um cristão em dedicar o teu dia a Deus. Ele sem dúvidas te ajudará não apenas para que não pequeis, mas também para que cumpras com excelência a todas as tuas atividades.

Por isso, caso tenha achado este artigo útil para a tua vida como cristão, e considera que ele também poderá ajudar os teus próximos e conhecidos. Compartilhe com teus amigos e, se possível, comente aqui embaixo o que achou dele! Assim você nos ajudará a entender o que os nossos leitores pensam e como melhor atender às suas dores.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


1 Comentário

  • Isabela disse:

    Esses textos são muito edificantes e nós ajuda a ter um vida espiritual mais ativa pois é bem educativo e profundo. Estou gostando bastante das postagens , parabéns pelo apostolado. Deus abençoe vocês Salve Maria!

  • JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Espere Um Pouco! Temos Um Presente Pra Você.

    Conhecer a fé católica é indispensável em tempos de crise, junte-se a mais de 100 mil leitores e tenha acesso aos benefícios abaixo:

    Sorteios e Promoções

    Artigos e Trechos Marcantes dos Nossos Livros

    Diversos Ebook’s

    Vídeos em Nosso Canal no YouTube

    Cupons com Descontos Exclusivos

    Avisos Sobre Novos Lançamentos Editoriais

    E muito mais

    Os seus dados estão protegidos