fbpx

Participe da Campanha Editorial “Ano Cristão"

Quero Participar

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por caritatem
em 13/10/2021

imagem de Nossa Senhora Aparecida

Junto com Fátima, Nossa Senhora Aparecida é sem dúvidas o título mariano de maior devoção no nosso País. E não poderia ser diferente: Nossa Senhora nos deu a honra de nos visitar, aparecendo de maneira miraculosa em uma pescaria corriqueira e comum na vida de dois homens pobres.

A fama da imagenzinha se espalhou rapidamente. Tendo de cara vários milagres associados a ela, portanto em um sem-tempo tornou-se comum que se fizessem longas viagens para visitá-la.

Por isso, leia aqui um pouco mais sobre a história tão bela desta popular aparição!

Às margens do Rio Paraíba

No ano de 1717, Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, era Governador da Província de São Paulo e de Minas Gerais. Entre 17 e 30 de Outubro, o Conde estava em visita à região do Vale do Paraíba, e é aí que participam os pescadores.

A Vila de Santo Antônio do Guaratinguetá ia oferecer ao nobre um banquete em honra à sua vinda, e João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia ficaram, assim, responsáveis por fornecer peixes para a festa.

Os tais pescadores fizeram uma oração a Nossa Senhora Aparecida antes de iniciar seus trabalhos, pois não era boa época do ano para pescar tantos peixes quanto fora requisitado. Com isso, iniciaram as suas tentativas; mas várias vezes eles jogaram as redes, sem sucesso. Já perto de desistir, contudo, João Alves fez uma última tentativa. Nesta, ele pescou apenas uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que, porém, estava sem cabeça. Rio abaixo, outra tentativa foi feita, como resultado veio a cabeça que se encaixou perfeitamente na imagem.

Logo após colocar a estátua em seu barco, os homens testemunharam uma pescaria milagrosa: lembrando aquela que Jesus concedeu a São Paulo, os homens conseguiram quantidade abundante de peixes. A simples aparição da estátua já era em si um milagre; no entanto, tal pescaria nesta época do ano era confirmação de que o sinal foi enviado dos Céus.

O início da devoção

Antes de entregar os peixes para a preparação do banquete, os três homens entregaram a estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos. Ela juntou as duas partes usando cera e a colocou em um altar em sua casa. Ali se iniciou a devoção: todos os sábados, o dia de Nossa Senhora Aparecida por excelência, os moradores da região se reuniam para rezar o terço ou seja para compartilharem sua devoção.

Como dito anteriormente, este é o padrão da Igreja para reconhecer um milagre. O importante não é o externo, a graça concedida, mas sim a capacidade do milagre de levar os corações para junto de Deus. De maneira semelhante ocorriam os milagres que Cristo fez quando aqui esteve: além da graça concedida, eles levavam os homens a crer n’Ele, o que é infinitamente mais importante.

Os primeiros templos

Desta forma, os romeiros poderiam pagar as suas promessas e agradecer a Virgem pela sua mui prestimosa ajuda.

Em 1834, a que hoje é conhecida por Basílica Velha encontrou início para suas construções, que era já bem maior que a capela antiga. Foi consagrada em 8 de dezembro de 1888. Em 6 de novembro, porém, a própria Princesa Isabel, a Católica, pagou uma promessa feita 20 anos antes: doou à imagem uma bela coroa de ouro ornamentada e um belo manto azul.

Coroação como rainha

Já em 1904, Dom José Camargo Barros coroou a imagem de maneira solene, fazendo uso com a coroa que a Princesa doou. Na cerimônia estavam presentes o Núncio Apostólico, o Presidente da República, vários bispos e imensa multidão.

Após esse ocorrido, o Santuário de Aparecida recebeu privilégio para rezar ofício e missa própria para Nossa Senhora Aparecida, além de indulgência para quem peregrinasse até lá.

Hoje, ela é Rainha e Padroeira do Brasil, Generalíssima do Exército Brasileiro. Em 1978 ela sofreu um atentado realizado por um jovem iconoclasta que a reduziu a quase duzentos fragmentos; enquanto isso, as melhores mãos do país conseguiram restaurá-la de volta à sua glória.

Hoje, ela fica protegida e a imagem original escondida. Só vai à tona uma vez por ano em dia secreto.

Oração a Nossa Senhora Aparecida

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lança sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades. Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado. 

Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.  Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.

Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Conclusão

Muito obrigado pela leitura! Caso tenha gostado, não se esqueça de comentar abaixo a sua opinião para que melhor lhe possamos servir. Compartilhe este texto com seus amigos e que a devoção a Nossa Senhora possa se espalhar cada vez mais.

“Até aqui nos tem ajudado o Senhor” – 1 Samuel VII, 12

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Espere Um Pouco! Temos Um Presente Pra Você.

Conhecer a fé católica é indispensável em tempos de crise, junte-se a mais de 100 mil leitores e tenha acesso aos benefícios abaixo:

Sorteios e Promoções

Artigos e Trechos Marcantes dos Nossos Livros

Diversos Ebook’s

Vídeos em Nosso Canal no YouTube

Cupons com Descontos Exclusivos

Avisos Sobre Novos Lançamentos Editoriais

E muito mais

Os seus dados estão protegidos