fbpx

GRUPO EXCLUSIVO PRÉ VENDA LIVRO ANTICOMUNISMO

EU QUERO ENTRAR!

Conheça o motivo que fez Dom Bosco escrever o livro História Sagrada

Tempo de leitura: 2 min

Nas palavras do autor:

Um novo curso de História Sagrada poderá, com certeza, parecer a alguém trabalho inútil, por existirem já muitos congêneres capazes de satisfazer a quaisquer classes de pessoas. Assim me parecia também a mim; mas, examinando com especial cuidado os compêndios que correm pelas mãos da juventude, convenci-me de que muitos são demasiado volumosos, outros muito resumidos, e, não raro, pelo requinte de conceitos ou frases, perdem a simplicidade e popularidade dos Livros Santos. Outros há que omitem quase inteiramente a cronologia, de maneira que o inexperiente leitor não pode facilmente deduzir se o que estuda é mais próximo da criação do mundo ou da vinda do Messias. E em quase todos encontram-se expressões que, me parece, podem despertar ideias menos puras nos corações tenros e impressionáveis das crianças. 

Por este motivo, resolvi compilar um curso de História Sagrada que encerrasse as mais importantes narrações dos livros santos e se pudesse apresentar a qualquer jovem, sem perigo de nele despertar ideias menos oportunas. Para me desempenhar desse encargo, narrei a alguns jovens de diversas condições todos os fatos principais da Sagrada Bíblia, um por um, observando atentamente que impressão e que efeitos produziam neles essas narrações. Isso me serviu de guia para omitir alguns fatos; de outros, trazer apenas uma alusão, e intercalar, em muitos, circunstâncias mais minuciosas. 

Tive sempre à mão diversos compêndios de História Sagrada e tirei de cada um deles o que me pareceu melhor. Pelo que diz respeito à cronologia, guiei-me pela opinião de Calmet, à exceção de algumas pequenas alterações, que por diversos críticos são reputadas necessárias. Em cada página, tive sempre em mira iluminar a mente para melhorar o coração e tornar popular, quanto possível, a ciência da Sagrada Bíblia. Sendo o fim providencial dos livros santos manter viva nos homens a fé no Messias prometido por Deus depois do pecado de Adão, e podendo-se até chamar toda a História Sagrada do Antigo Testamento uma constante preparação àquele importantíssimo acontecimento, quis dar particular relevo às promessas e profecias sobre o futuro Redentor. 

No presente compêndio, o estudo está dividido em época e estas subdivididas em capítulos, indicando a matéria contida em cada uma das partes. Sugeriu-me a experiência ser este o método mais fácil, para que as narrações possam ser melhor compreendidas e conservadas pelos jovens. 

O estudo da História Sagrada, por si só, já demonstra a sua importância e não é necessário que o recomendemos. A História Sagrada é a mais certa, porque seu autor é o próprio Deus; e a mais importante, porque contém a vontade divina, manifestada aos homens; é a mais útil, porque ensina e prova a verdade da nossa Santa Religião. Não existindo, pois, estudo mais importante do que este, nenhum mais do que este deve ser caro aos que amam deveras a sua Religião. Se este meu trabalho, qualquer que seja o seu valor, conseguir ser útil a alguém, a Deus se atribua toda a glória, pois que somente para Sua honra empreendi essa tarefa. 

———

Esta obra está sendo resgatada na nossa Campanha História Sagrada e Heroica para  Crianças. 

Se você deseja adquiri-la com desconto e frete grátis para todo o Brasil, participe da campanha clicando aqui.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade