modestia catolica

Por que ler livros antigos?

Queridos leitores, como sabem a Editora Caritatem tem como objetivo disponibilizar no Brasil livros de sólida formação, encontradas nos livros antigos. No entanto devemos destacar uma dura verdade, a doutrina católica vem sendo diluída por influências revolucionárias que bradam nesses tempos. E um dos sintomas desta grave enfermidade que sofre a humanidade é a falta de referências da sã doutrina em nosso meio.

Encontrar boa leitura hoje em dia é cada vez mais difícil, quiçá que esta então seja para o bem das almas. Esta realidade faz com que recorramos a livros antigos, de uma época onde na Santa Igreja brotavam piedosos bispos e sacerdotes. Estes por sua vez eram verdadeiramente preocupados com a direção de seu rebanho e dedicavam-se a deixar bons escritos a fim de auxiliá-los.

Os livros antigos estão praticamente no esquecimento de muitos fiéis ou são desconhecidos pela grande maioria, o que é de muito se lamentar pois neles estão os ensinamentos que formaram os santos.

Todavia devemos ressaltar que há uma parcela de homens e mulheres cada vez mais desejosos de formação, e cada vez mais também reconhecem nos livros antigos o grande tesouro das famílias.

Aonde estão estes livros?

Essa é a pergunta que muitos ainda se fazem. Os bons livros de formação católica como já mencionamos são livros antigos e raros de se encontrar. Até pouco tempo atrás a única opção que tínhamos eram os PDFs que poucas caridosas pessoas disponibilizavam em seus blogs Brasil afora.

Foi desta maneira que também a Editora Caritatem se deparou com sua existência, e para dar aos fiéis católicos brasileiros a chance de ter tão preciosas obras em mãos que a iniciou sua jornada.

Não bastava só trazer novamente ao publico estes livros, mas trazer em edições fidedignas à original, trazer a formação católica intacta e fiel a doutrina, tal como o quis seus autores.

Além do conteúdo trazer verdadeira beleza aos olhos, em suas folhas novas, limpas e bem legíveis e em suas capas que carregam o que há de mais belo e verdadeiro.

Qual a importância de ler livrosa antigos?

Primeiramente por tudo que já foi mencionado a respeito da confiabilidade nos escritos. Além disso por estar ali os ensinamentos que já deram certo outrora. O caminho da santificação das famílias encontram-se nestas páginas.

Sobre estas obras já dizia o Padre Henri Morice em seu livro “A Mulher Cristã e o Sofrimento”:

“Bem-vindas sejam, pois, todas as publicações que tendam a levantar o nível da nossa educação oral. Um bom livro que se lança no meio de um povo é um dique que se opõe contra a onda do vício.”

O caminho bem sucedido do cristão é aquele que o leva ao céu. Toda a formação encontramos na tradição da igreja e em seus muitos livros, estes tesouros que não podem ser enterrados. Não precisamos de novidades, precisamos da verdade.

Vejamos o que diz ainda o Padre Morice:

“É preferível os espíritos práticos, sérios e preocupados antes de tudo com o perfil moral. Esses não perguntam a uma verdade se é nova, mas se é útil. Não receiam voltar vinte vezes à mesma ideia, considerá-la por todas as suas faces e de algum modo ruminá-la para esgotar lhe o suco e assimilá-la.

Chegam assim, com paciência, a um resultado incomparavelmente melhor que os outros. Graças a uma meditação perseverante, impregnam-se de uma doutrina sã e forte, que lhes modifica o modo de ver e o ritmo vital.

Criam coisa nova, não em suas ideias, mas o que vale infinitamente mais, em sua alma, que eles transformam e rejuvenescem.

Tal é o resultado de nossas leituras sérias. Se elas não excitam nossa curiosidade, que importa, contanto que nos tornem melhores?”

Pois bem, que as boas leituras sejam hábito em nossas famílias e que os livros antigos estejam ali presente.

Que a Santíssima Virgem interceda por nossos lares.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.