fbpx

QUEIMA DE ESTOQUE COM ATÉ 70% OFF

EU QUERO O MEU

O martírio de Santo Estevão

Tempo de leitura: 3 min

Santo Estevão foi martirizado no mesmo ano da morte de Cristo. Ele entregou sua vida a Deus antes mesmo de conhecer as glórias do martírio; confiou em seu Senhor ao sacrifício supremo, antes mesmo que outros tivessem tornado o caminho que ele tomou atraente.

Por isso, havemos que louvar e engrandecer o nome de Santo Estevão. Entenda um pouco mais sobre seu amor pela Divina Majestade aqui!

Leitura

A leitura de hoje está no capítulo 23 do livro de São Mateus, versículos de 34 a 39:

Naquele tempo, dizia Jesus aos escribas e fariseus: Vede, eu vos envio profetas, sábios, doutores. Matareis e crucificareis uns e açoitareis outros nas vossas sinagogas. Eu os perseguireis de cidade em cidade, para que caia sobre vós todos o sangue inocente derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o templo e o altar. Em verdade vos digo: todos esses crimes pesam sobre esta raça. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus fi­lhos, como a galinha reúne seus pinti­nhos debaixo de suas asas… e tu não quiseste! Pois bem, a vossa casa vos é deixada deserta. Porque eu vos digo: já não me vereis de hoje em diante, até que digais: Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor.

Reflexão

SOBRE A FESTA DE SANTO ESTÊVÃO

Considera que aquilo que forma, para assim dizer, o caráter de Santo Estevão, faz seu elogio. Foi o primeiro dos fiéis que deu sua vida por Jesus Cristo, e perdoou aos que lhe deram a morte. Não se pode levar o amor mais longe do que morrendo pelo que se ama. Pensemos no amor que Santo Estevão teve por Jesus Cristo, e também pelo sacrifício que fez por Ele; tomemos conhecimento deste amor pelas circunstâncias de sua morte.

No mesmo ano da morte do Salvador do mundo e de Sua Ascensão ao Céu, isto é, quando a Igreja estava ainda em sua infância, antes mesmo de todas aquelas maravilhas e prodígios que deviam tornar tão plausível e tão fácil a fé, antes que houvesse o exército inumerável dos mártires que tivessem vencido os infiéis em toda sorte de suplícios e tivesse tornado atraente o martírio, Santo Estevão defende a divindade de Cristo, que há pouco havia expirado numa cruz.

Defende esta divindade no meio de Jerusalém, com a presença de toda a sinagoga. Prega o Evangelho sem temor. Confunde os autores das leis, e demonstra a verdade da religião com o claro testemunho da Escritura. Em vão se armam contra ele o ódio, o furor e a raiva. Santo Estevão, cheio do Espírito Santo, dissipa todos os inimigos do Salvador, desarma todo o inferno conjurado contra ele, e faz triunfar a religião cristã poucos dias depois de seu nascimento.

O grande amor de Santo Estevão

Seu amor a Jesus Cristo tudo vence; se o ameaçam de morte, oferece-se alegre para ser a primeira vítima, sacrificada para a glória de seu Divino Mestre. Voa ao lugar do suplício como se fosse o lugar do festim mais delicioso; vê aquele povo furioso, com as mãos ainda sujas do sangue do Cristo que há pouco acabavam de derramar, e se armaram de pedras para fazer-lhe outro tanto. Não pode, à vista disto, conter a alegria, e considera-se o homem mais feliz do mundo, pois foi o primeiro a dar seu sangue e sua vida por Aquele que deu a Sua para o salvar.

E o amor que nós dizemos ter por Cristo nos inspira a uma semelhante generosidade? E depois de tão grandes exemplos de piedade, de generosidade, de fortaleza, temos uma fé mais viva? Temos mais fé?

Adquira já a sua edição!

Acaso não são incrivelmente proveitosos e sublimes os escritos do Padre Jean Croiset?

Para ter acesso a mais outros, os três primeiros livros do box Ano Cristão já estão disponíveis para vender em nossa livraria.

E, caso tenha gostado deste texto, não exite em compartilhar com seus amigos, para que esta mensagem seja mais conhecida pelos fiéis católicos!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade