Estamos nos aproximando da quaresma, um tempo propício de conversão. O Meu Retiro é uma oportunidade perfeita de nos inclinarmos a Deus e o buscarmos verdadeiramente.
Quando Deus nos chama a um retiro, diz Padre Baeteman, é um sinal que Ele deseja nos salvar.
O retiro é uma graça excepcional; chamando-vos a ele, Deus certamente tem sobre vós desígnios de misericórdia e amor.
A alma necessita de um retiro
No meio das agitações do dia, esquecemos de olhar para as necessidades profundas de nossa alma.
É necessário, portanto, de tempos em tempos, retirar-se e parar por alguns dias. Elevar a alma para o encontro com o nosso Criador.
Certamente não temos em nosso dia a dia tempo para debruçarmos sobre as causas que nos fazem tropeçar. Acabamos entrando no automático de queda-confessionário.
A queda nos impele arrependimento e a confissão sim! Mas O Meu Retiro faz um convite para olhar para dentro e encontrar nosso defeito dominante.
Defeito dominante
Nós podemos chamar o defeito dominante de Golias da vida espiritual. Ele nos assusta e amedronta, é grande e parece ser invencível.
Mas se o derrotarmos, conseguimos triunfar sobre nossas inclinações que derivam deste defeito.
Assim, todas as inclinações de temperamento, pecados de ”estimação”, vícios e tantas coisas que nos fazem cair se tornam previsíveis.
Conhecendo nosso defeito dominante e tratando-o, alcançamos a causa dos pecados e não só as consequências dele.
Os frutos do Retiro
O autoconhecimento é um dos frutos de fazer um retiro. Olhar para dentro de si é olhar para o que Deus deseja de nós e porque estamos longe desse ideal.
Além disso, o retiro tem como uma de suas graças reanimar as chamas que estão apagadas em nossa vida cristã. É um recomeçar com Nosso Senhor.
As meditações de cada dia nos mergulham nos mistérios de nossa fé e redenção, tornando ainda mais firme o chamado de sermos operários da messe.
Grande graça é, também, a perseverança, pois o Senhor chama atenção às condições de sermos fiéis até o fim para alcançarmos a salvação eterna.
Resoluções do Meu Retiro
O retiro não pode jamais encerrar em si. Após tantas graças e frutos que o Senhor, com tanta bondade nos concedeu, é preciso voltar ainda melhor.
Por isso, cada dia de retiro termina com uma resolução e uma tarefa simples que aumente o fervor e o amor para com nosso tão bom e divino Senhor.
Não se esqueça de fazer uma boa confissão segundo as instruções que o padre Baeteman concede.
Tempo de conversão
A quaresma é um tempo de muitos frutos para a vida interior do ano inteiro. Aproveite este tempo para aproximar-se de Deus e desejar a salvação de nossas almas.
Os Exercícios Espirituais também serão muito úteis neste tempo.
Felizmente, Nosso Senhor nos concede tantas oportunidades para uma verdadeira conversão.
Deo Gratias!
Deixe uma resposta