fbpx

Pequeno Tratado de Pedagogia

O Pequeno Tratado de Pedagogia foi escrito pelo Abade francês Jean Viollet e é um primor para os pais no caminho para a educação dos filhos.

O que é a educação?

O capítulo inicial da obra trás este questionamento e busca responder sobre a verdade e as falsas noções de educação que implicam na formação de nossos filhos.

Antes de tudo, a educação, segundo o Pequeno Tratado de Pedagogia, consiste em formar uma personalidade livre e consciente, capaz de assumir as responsabilidades que lhe cabem, tanto em relação a si mesma como ao próximo.

Além disso, apresenta a finalidade da educação e como libertar a criança de seus determinismos, ou seja, os elementos hereditários que a constituem como um ser não livre.

O papel dos pais na educação dos filhos

Por mais influente que seja o Estado, nada superará a influência de um lar na formação do caráter dos primeiros anos de vida.

Como escreveu o autor: da educação recebida em casa depende o valor moral do adulto. Portanto, é dever dos pais a educação dos filhos.

Os pais precisam ser os maiores interessados nos princípios educativos dos filhos, para não desvirtuarem a personalidade moral da criança.

Aliás, o trabalho dos pais será amplamente compensado pela
máxima alegria jamais concedida ao homem: a de haver colaborado, de
fato, na obra divina, não somente dando ao mundo um cristão, filho de
Deus, mas, ainda, moldando, com suas próprias mãos, uma consciência
reta e uma vontade ciosa em proceder bem.

Para quem se dirige o Pequeno Tratado de Pedagogia

Este modelo se dirige primeiramente aos pais, para que reconheçam a importância da formação digna e se empenhem diariamente na educação dos filhos.

Consequentemente, deseja ser um complemento na colaboração do lar e da escola. Aliás, é preciso uma ligação íntima das potências que oferecem autoridade para os educandos.

Por que é necessário ler obras que tratem da educação dos filhos?

Esta pergunta deve pairar a mente de muitos pais quando percebem a quantidade de obras sobre educação dos filhos atualmente.

É verdade que a instituição mais atacada atualmente é a família e esta já não sabe mais como se defender de tantos ataques.

Certamente nossos ancestrais não tiveram tanta dificuldade como os pais do mundo pós moderno tem, por isso é necessário uma formação ampla para a defesa dos nossos filhos no meio de tanta barbárie.

Os pais nunca deverão esquecer que, a vocação familiar é uma
das mais sublimes entre as que a Providência confiou às frágeis mãos
da humanidade.

Concluindo

Portanto, o Pequeno Tratado de Pedagogia é uma leitura doce, que dirigirá a criação dos filhos até a mais tenra idade.

Ele perpassa as fases desde o engatinhar até a puberdade, servindo assim de conselhos firmes e consolos extraordinários em todas as necessidades dos pais.

A experiência da leitura é como ter um padre e psicólogo à cabeceira de sua cama, contando sua experiência e amor pela educação dos jovens.

Que o bom Deus nos conceda mais padres educadores, preocupados com a educação que eleva a alma à Verdade e a Bondade.

Aceitemos a difícil missão que nos foi dada: criar filhos para a eternidade.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade