fbpx

QUEIMA DE ESTOQUE COM ATÉ 70% OFF

EU QUERO O MEU

Por que ler livros antigos?

Tempo de leitura: 2 min

Queridos leitores, trazemos este artigo para esclarecer as dúvidas do porque ler livros antigos.

Boas leituras são raras

Os livros antigos estão praticamente no esquecimento de muitos fiéis ou são desconhecidos pela grande maioria, o que é de muito se lamentar pois neles estão os ensinamentos que formaram os santos.

Todavia devemos ressaltar que há uma parcela de homens e mulheres cada vez mais desejosos de formação, e cada vez mais também reconhecem nos livros antigos o grande tesouro das famílias.

2º Aonde estão estes livros antigos?

Essa é a pergunta que muitos ainda se fazem. Os bons livros de formação católica como já mencionamos são livros antigos e raros de se encontrar. Até pouco tempo atrás a única opção que tínhamos eram os PDFs que poucas caridosas pessoas disponibilizavam em seus blogs Brasil afora.

Foi desta maneira que também a Editora Caritatem se deparou com sua existência, e para dar aos fiéis católicos brasileiros a chance de ter tão preciosas obras em mãos que a iniciou sua jornada.

Não bastava só trazer novamente ao publico estes livros, mas trazer em edições fidedignas à original, trazer a formação católica intacta e fiel a doutrina, tal como o quis seus autores.

Além do conteúdo trazer verdadeira beleza aos olhos, em suas folhas novas, limpas e bem legíveis e em suas capas que carregam o que há de mais belo e verdadeiro.

3º Qual a importância de ler livros antigos?

Primeiramente por tudo que já foi mencionado a respeito da confiabilidade nos escritos. Além disso por estar ali os ensinamentos que já deram certo outrora. O caminho da santificação das famílias encontram-se nestas páginas.

Sobre estas obras já dizia o Padre Henri Morice em seu livro “A Mulher Cristã e o Sofrimento”:

“Bem-vindas sejam, pois, todas as publicações que tendam a levantar o nível da nossa educação oral. Um bom livro que se lança no meio de um povo é um dique que se opõe contra a onda do vício.”

O caminho bem sucedido do cristão é aquele que o leva ao céu. Toda a formação encontramos na tradição da igreja e em seus muitos livros, estes tesouros que não podem ser enterrados. Não precisamos de novidades, precisamos da verdade.

Conclusão

Como afirmar o Pe. Henri Moreci ““É preferível os espíritos práticos, sérios e preocupados antes de tudo com o perfil moral. Esses não perguntam a uma verdade se é nova, mas se é útil. Não receiam voltar vinte vezes à mesma ideia, considerá-la por todas as suas faces e de algum modo ruminá-la para esgotar lhe o suco e assimilá-la.

Chegam assim, com paciência, a um resultado incomparavelmente melhor que os outros. Graças a uma meditação perseverante, impregnam-se de uma doutrina sã e forte, que lhes modifica o modo de ver e o ritmo vital.

Criam coisa nova, não em suas ideias, mas o que vale infinitamente mais, em sua alma, que eles transformam e rejuvenescem.

Tal é o resultado de nossas leituras sérias. Se elas não excitam nossa curiosidade, que importa, contanto que nos tornem melhores?”


Leia também o nosso artigo sobre a leitura e a sua importância, clicando aqui!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade