fbpx

Participe da pré venda do Ano Cristão com Super Desconto

QUERO PARTICIPAR!

Resenha do livro Maria Falando ao Coração das Donzelas

Tempo de leitura: 3 min

O livro Maria Falando ao Coração das Donzelas foi escrito pelo Abbade A. Bayle, que foi professor de eloquência sagrada na faculdade de teologia de Aix.

A obra foi traduzida do italiano, a qual foi publicada pela primeira vez em português em 1917, e pela editora Caritatem em março de 2019.

Sobre a obra

O livro “Maria Falando ao Coração das Donzelas” é composto por uma série de meditações, nestas o autor apresenta ao longo o desejo da Santíssima Virgem para o leitor, dirigindo-se, de maneira especial as mulheres católicas. Esta obra tem um total de 140 páginas.

As Meditações

O livro “Maria Falando ao Coração das Donzelas” reúne um total de 31 meditações ordenadas para serem feitas em cada dia do mês.

Assim, é importante ressaltar que em cada meditação se aprofunda, de maneira particular, uma verdade católica, onde se descreve a vontade da Santíssima Virgem Maria para sua vida. Isto é, para que possas fazer dela um molde, um modelo imitável a ser seguido.

Ainda mais o texto procura dar condições de tomar a resolução de formar-se verdadeiramente cristã. Deste modo, seguindo retamente os conselhos, os quais manifestam o amor de mãe dedicado individualmente a ti.

Como são as meditações?

Cada dia tem um tema para a meditação. E o tema de cada dia destaca uma sentença de valor excelso, que deve culminar com a sua pronta resolução pessoal em amparar-se sob os cuidados de Maria, esta tão terna Mãe.

Deste modo, sua maternal doçura lhe orienta como filha a buscar com diligência tanto os conhecimentos necessários da doutrina e moral católica, como a prática dos exercícios espirituais.

Além disso, após cada meditação diária onde ouviras pelos próprios lábios de Nossa Senhora, concluiras o exercício com uma breve súplica voltada para a mesma Mãe do Céu. Isto a fim de receber a graça de moldar-se a ela como é proposto.

Sobre os Novíssimos

Nos primeiros dias são apresentadas aquelas verdades inelutáveis que inquietam a humanidade.

Estas pretendem lhe trazer profundas reflexões sobre o que há de mais íntimo e solitário em cada alma: a morte, o juízo final, o inferno e a eternidade. Estes assuntos são chamados pela igreja de “novíssimos”.

Principal meditação

Chega-se então ao ponto culminante das meditações e, portanto, do livro: a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dessa forma, ao ler compreenderas a profunda dor de Nossa Senhora, que narra a morte de seu Filho. Mas não somente narra como padece juntamente com Aquele, que padeceu e morreu pelos pecados do mundo.

Sendo assim, nesta meditação Nossa Senhora revela aos nossos olhos de pecadores a cruenta culpa que causou a morte do Filho de Deus, e o elevado preço que Jesus pagou por cada alma, almas estas que tão pouco caso fazem de tão grande sofrimento.

Parte final do livro

No final do livro “Maria Falando ao Coração das Donzelas” há uma especial oração para você. Esta oração visa levar-te com sinceridade aos pés de Maria pedindo-lhe auxílio em sua busca pela santidade.

Será para você o auxílio diário e a ocasião para aprofundar as meditações que estaras fazendo, ao mesmo tem em que fará influir de modo discreto, mas eficaz em toda a sua vida espiritual.

Benefício de ler este livro

Ao mesmo tempo que a leitura do livro “Maria Falando ao Coração das Donzelas” ajuda a fazer essa reflexão pessoal, recomenda o exercício de pequenas vigilâncias tão necessárias para preservar a alma das quedas diárias.

Ao mesmo tempo na meditação dos novíssimos, a Virgem Maria conduz a uma minuciosa consideração das faltas cometidas pelos homens e de suas próprias misérias. Ademais, evidencia a delicadeza da moral católica no comportamento, na vestimenta, bem como nas escolhas a serem tomadas e na mortificação das paixões.

Faz pensar na gravidade dos pecados e na ingratidão atual, porque mesmo o homem sendo conhecedor do seu estado o pecador, coloca resistência para emendar-se.

Pensar naquelas últimas coisas que acontecem aos homens auxilia na compreensão da imensa quantidade de erros que cometemos diariamente. Ajuda a perceber que estes são a consequência da negligência de pequenos atos.

Estas verdades devem mover o pecador a uma verdadeira contrição. Assim o que Maria espera é o propósito de conversão e a determinação deste em santificar-se, imitando-a num desejo crescente de exercitar-se nas virtudes.

Esta obra é um compêndio das principais virtudes e mortificações requeridas para uma vida interior mariana. Tendo em vista como objetivo alcançar uma perfeita santidade própria da mulher católica.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


2 Comentários

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade