fbpx

QUEIMA DE ESTOQUE COM ATÉ 70% OFF

EU QUERO O MEU

Resenha do livro Donzela Cristã na Joia da sua Juventude

Tempo de leitura: 3 min

Esta resenha fala do livro Donzela Cristã – Na Joia de Sua Juventude. É uma obra destinada para a formação feminina desde a mocidade. Foi escrita no ano de 1899, editada e publicada pela Editora Caritatem em abril de 2019.

Sobre o autor

O autor do livro Donzela Cristã é o Padre Matthias Von Bremscheid, sacerdote capuchinho alemão. Sua preocupação com as falhas na formação da juventude feminina foi crucial para lhe levar a escrever a sua obra, já que ele sabia dos perigos aos quais, desde aquela época, tantas jovens estavam expostas.

De antemão, podemos destacar que o Padre Matthias explica, neste livro, as mais importantes questões que concernem a um assunto tão importante. Desta forma, permite que as jovem mulheres se formem plenamente guiadas pela sã doutrina católica. A disposição dos capítulos conduz através de um método que alia a clara exposição dos problemas e a correta solução que se deve adotar.

Do que se trata esta obra?

Nos primeiros capítulos, o frade expõe as bases da formação cristã para a mulher. Deste modo, se propõe para a leitora que santifique seus dias ao lhe ensinar a necessidade de uma vida católica autêntica.

Antes de mais nada, ela deve entender a importância da frequência dos sacramentos, sendo a Santa Missa o centro da vida cristã. Sob o mesmo ponto de vista, é evidenciado o amor de Deus e as infinitas graças por Ele concedidas. Da mesma forma, o autor torna evidente à leitora a importância da verdadeira devoção à Santíssima Virgem, explicando o dever de honrá-la e de ser-lhe dedicada.

O Padre não oculta sua preocupação com o comportamento feminino, especialmente com certa frivolidade. Muitas vezes são pouco prudentes, como se tudo fossem jogos ou passatempos, o que faz com que deixem de lado ou omitam resoluções sérias que poderão trazer graves consequências em toda a sua vida futura. Este bom padre cita ainda exemplos do que afasta a mulher do caminho da virtude: as muitas distrações, os sonhos egoístas, o mau comportamento e a falta de esforço sério na própria santificação, por exemplo.

Quais os ensinamentos?

O livro Donzela Cristã traz ensinamentos importantes, como a preocupação com o respeito humano: ele demonstra a gravidade de se deixar levar por este mal. Assim também ressalta a alegria e satisfação (a verdadeira graça) de ser católico, bem como a responsabilidade de defender a fé e a verdade que se professa.

Fala-se também do devido respeito e gratidão que se devem aos pais e o auxílio que se deve prestar em todas as necessidades que sofram. Do cuidado com a economia, da responsabilidade nos deveres de estado, do exercício da ordem e da pontualidade.

Posteriormente, instiga a leitora ao estudo e à compreensão de seu comportamento, suas virtudes e exercícios de piedade. Particularmente, anima-a a exercitar a gratidão contínua para com tudo e com todos, além do bom humor e a alegria de uma vida solícita e obediente. Esclarece a importância do amor à verdade na formação de um caráter nobre e equilibrado e também a moderação no falar, a benevolência com o próximo e a caridade.

Ser freira ou esposa?

Nos últimos capítulos do livro, o autor faz um apanhado sobre as principais características que devem desenvolver aquelas jovens vocacionadas a uma vida religiosa. Ele ensina como compreender a graça especial deste estado, bem como a felicidade de quem nele realiza a vontade de Deus.

Ele explica também como devem se portar as moças que aspiram ao matrimônio. Para estas se apresentam pontos e conselhos importantes, como bem escolher um companheiro. Ao mesmo tempo, se menciona como comportar-se no namoro e no noivado, sendo, então, uma boa preparação para o futuro matrimônio.

Concluindo…

Em suma, o livro abarca as mais importantes questões a se observar na formação do caráter de uma mulher. É enaltecido os comportamentos mais apropriados para que a pureza da juventude seja preservada e produza bons frutos. Tudo isso independente do estado de vida que Deus disponha.

Obra de sólida doutrina, é uma segura orientação para o desenvolvimento de uma vida de virtudes e piedade próprias de uma verdadeira mulher cristã.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


1 Comentário

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade