Livro Matrimônio Cristão

Resenha do livro O Matrimônio Cristão

O livro “O Matrimônio Cristão” é um compêndio excelente de formação católica a respeito deste sacramento. Trata-se de um livro muito antigo e a edição que vamos aqui comentar foi publicada pela editora Caritatem em maio de 2019.

Quem é o autor?

O autor do livro “O Matrimônio Cristão” foi monsenhor Tihamer Toth (1889–1939). Foi ele um sacerdote e professor húngaro, Bispo de Verszprém que se destacou como pregador, e por sua dedicação à educação e orientação de jovens. Escreveu esta obra com o título original “A Keresztény Házasság”.

Monsenhor Toth realizou várias conferências voltadas a este importante assunto: o matrimônio, que já havia adquirido o aspecto trágico por sua degradação dentro da sociedade paganizada.

A princípio é importante dizer que nestas conferências o Bispo se baseou na Carta Encíclica Casti Connumbii e em seus ensinamentos. Assim seus textos deram então origem ao livro que falamos. Estas conferências foram organizadas e apresentadas em 17 capítulos que esclarecem a dignidade e ressaltam a sacralidade do matrimônio.

Carta Encíclica Casti Connumbii

Casti Connubii é uma carta encíclica que foi promulgada pelo Papa Pio XI no dia 31 de dezembro de 1930.

Neste documento o Papa menciona a santidade do sacramento do matrimônio, destacando seu valor selado pela igreja católica. Além disso menciona a proibição dada aos católicos do controle de natalidade e do aborto.

O livro “O matrimônio Cristão” está divido em duas partes:

Parte 1

A primeira parte do livro abrange as conferências de Monsenhor Tihamer Toth.

Os primeiros capítulos se voltam para um entendimento do matrimônio quanto sacramento, seu significado dentro do plano divino, sua natureza indissolúvel e sua finalidade.

De uma maneira emocionante o Bispo descreve o dever dos cônjuges após a promessa no altar, e a forma que devem tomar como cruz todas as dificuldades que envolvem este estado. Também se destaca a graça santificante concedida por Deus por meio deste sacramento tão importante para a humanidade.

É descrito em textos ricos de detalhes e de maneira esclarecedora todo o posicionamento e a autoridade da Santa Mãe Igreja sobre tudo que envolve este precioso passo na vida dos fiéis. Bem como destaca-se as orientações e obrigações a serem cumpridas pelo casal para que pela doutrina a união seja legítima, válida e santa.

Do mesmo modo separa-se ainda capítulos para desenvolver a tamanha gravidade do divórcio, sua maléfica influência na destruição das famílias, sociedade e principalmente moralidade, além da perdição das almas.

A forma como se disseminou e conquistou aceitação das pessoas no passar dos anos. Entretanto, faz parte de um contexto que reflete o péssimo estado de respeito e temor a Deus através de seus mandamentos e doutrina deixados para a humanidade.

O livro continua abrangendo os numerosos casamentos felizes e sua possível conquista quando realmente pelos cônjuges está claro o seu fim.
Tihamer Toth fala sobre a benção que são os filhos e a sublimidade da manifestação divina nas famílias numerosas, a santificação que delas provêm para os filhos, para os pais e para toda santidade.

Destaca ainda a grande responsabilidade dos pais em prover aos filhos uma vida digna, com uma educação que edifique nas virtudes e princípios católicos.

Parte 2

Na segunda parte do livro “O Matrimônio Cristão“, encontra-se um apêndice contendo a Carta Encíclica Casti Connumbii.

A Encíclica foi escrita por sua Santidade o Papa Pio XI deixada para todos os fiéis, e clero tratando do sacramento do matrimônio. Ainda no mesmo documento considerou as condições em que se encontra, as exigências da Santa Sé, e ainda os erros e vícios da família e da sociedade.

“E para que Deus, que é o autor de todas as graças e a
quem pertence todo o querer e realizar (Filip 2, 13), realize e se dig-
ne liberalizar tudo isto segundo a sua benignidade e onipotência,
enquanto Nós, com toda a humildade, elevamos calorosas preces
ao trono da sua graça, como penhor de copiosa bênção do mesmo
Deus Onipotente, a Vós, Veneráveis Irmãos, ao clero e ao povo en-
tregues aos vossos cuidados vigilantes e assíduos, concedemos de
todo o coração a Bênção Apostólica.

Conclusão

Em conclusão de tudo dito anteriormente, este livro aborda uma formação profunda e alicerçada na doutrina Católica sobre este sacramento. Além disso menciona a via de santificação a qual é destinado a ser, e sua importância dentro da ordem moral e religiosa e toda a sociedade, na perpetuação da raça humana e nos planos de Deus.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.