fbpx

Participe da pré venda do Ano Cristão com Super Desconto

QUERO PARTICIPAR!

Santa Teresa D’Ávila é salva por São José

Tempo de leitura: 2 min

Não é segredo algum que Santa Teresa D’Ávila foi uma grande devota de São José e se empenhou bastante em propagar esta devoção. Ela recebeu muitas graças desse bom pai e uma delas relataremos no texto a seguir.

O relato

A grande doutora da Igreja, Santa Teresa D’Ávila, muito devota de São José, publicou muitos louvores a ele em seus escritos mais famosos, onde conta que jamais recorreu a São José sem ser prontamente atendida.

Monsenhor Ascânio Brandão, em sua obra Glória e Poder que está disponível no Aplicativo Caritatem, conta um episódio onde Teresa e outras irmãs carmelitas viajam a uma cidade na Espanha para a construção de mais um mosteiro em honra de São José, quando um dos condutores do carro puxado a cavalos perdeu a direção de um dos cavalos. 

Os cavalos desceram montanha abaixo e iam na direção de um enorme precipício. Santa Teresa, ao ver suas irmãs apavoradas, exclamou dizendo que a única saída da morte naquele momento era implorar o auxílio de São José. 

Prontamente as irmãs e ela invocaram o glorioso Patriarca e imediatamente uma voz do céu deu comando aos cavalos que parassem e eles obedeceram. Perguntaram, então, por qual caminho seguir e a voz indicou e mais uma vez os cavalos obedeceram seguindo o caminho indicado.

As irmãs procuraram uma figura humana que justificasse essa ajuda recebida, mas Santa Teresa logo afirmou que a ajuda veio por meio do Bom Protetor, São José, que as ouviu e logo veio socorrê-las. 

Em seu texto mais belo sobre a devoção que tinha ao Glorioso Patriarca, ela escreve:

“Não me lembro de até hoje lhe ter pedido alguma coisa que não me tenha concedido, nem posso pensar sem admiração nas graças que Deus me tem concedido por sua intercessão e nos perigos de que me tem livrado, tanto para a alma como para o corpo.

Parece-me que Deus concede aos outros santos a graça de nos auxiliar nesta ou naquela necessidade, mas sei por experiência que São José nos socorre em todas, como se Nosso Senhor quisesse fazer-nos compreender que, assim como Ele lhe era submisso na terra, porque estava no lugar de pai e como tal era chamado, também no céu não pode recusar-lhe nada.”

Assim, tomei por advogado e Senhor o glorioso São José, encomendando-me muito a ele.

Vi com clareza que esse pai e senhor meu me salvou, fazendo mais do que eu podia pedir, tanto dessa necessidade como de outras maiores, referentes à honra e à perda da alma. Não me lembro até hoje de ter-lhe suplicado algo que ele não tenha feito.

Espanta-me muito os muitos favores que Deus me concedeu através desse bem-aventurado Santo, e os perigos, tanto do corpo como da alma, de que me livrou.

Se a outros santos, o Senhor parece ter concedido a graça de socorrer numa dada necessidade, a esse Santo glorioso, a minha experiência mostra que Deus permite socorrer em todas, querendo dar a entender, que São José, por ter-Lhe sido submisso na terra, na qualidade de pai adotivo, tem no céu todos os seus pedidos atendidos.’’ Ref. Livro da Vida

Para nós

Este exemplo da santa anima-nos no caminho de devoção e confiança ao Pai adotivo de Jesus, pois seu poder e valimento é tão poderoso diante do trono de Deus que nada lhe é negado.

Deseja crescer no conhecimento, amor e devoção ao Glorioso Patriarca? Faça parte do Clube de Leitura Caritatem e receba no conforto de sua casa um compêndio completo para o devoto Josefino.

Leia também São José, sustentáculo das famílias

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade