fbpx
Mulher lendo

Três indicações de livros para uma vida espiritual

A Editora Caritatem selecionou três indicações de livros para uma vida espiritual fecunda.

São Francisco de Sales, em suas obras, declarou duas verdades essenciais: a vida devota e espiritual é doce, amável e torna tudo mais perfeito e, a vida espiritual pode ser conciliada com todos os estados de vida e ser perfeitamente praticada em todas as condições.

A Alma de Todo Apostolado

Nossa primeira recomendação é da obra que foi o livro de cabeceira de São Pio X.

Dom Chautard se dedicou à escrita, a fim de atender as necessidades dos seus filhos espirituais espalhados pela França e pelo mundo.

A tese desse grande homem de obras não é falar das obras. As obras, quando surgem na sua escrita, são como que o terreno onde Dom Chautard semeia o valor da vida interior. 

A vida interior é condição necessária e primordial para a realização das obras, que se expressará com doutrina, ascética e profundo amor no livro A Alma de Todo Apostolado.

Além disso, este livro é a nossa obra principal do mês de janeiro do Clube de Leitura. Aproveite para adquirir esse pilar na vida espiritual.

Os Exercícios Espirituais

Como o próprio nome sugere, nossa segunda recomendação é uma obra principalmente para quem deseja se exercitar no crescimento da vida espiritual.

Santo Inácio de Loyola, então, compôs um verdadeiro manual para a vida espiritual. Planejado para um mês de exercícios, os frutos desse tempo serão úteis até o último dia de vida terrena.

Os Exercícios Espirituais são, portanto, uma metodologia desenvolvida por este santo para pôr a alma em um movimento de profundidade, conversão e desejo de Deus.

Ofício Parvo de Nossa Senhora

Toda a vida espiritual precisa ter a Virgem Maria como modelo e guia. Pois, como ensina o Tratado da Verdadeira Devoção, é Ela que concede os méritos às nossas orações e obras.

Assim, a Igreja reuniu louvores em honra de Maria Santíssima e dividiu com os horários litúrgicos: laudes, hora média, vésperas e completas, para facilitar a organização da vida de oração.

Desse modo, à exemplo da Virgem, com o Ofício Parvo, devemos dedicar a Deus as horas do nosso dia sempre para agradá-Lo e louvar a Mãe de Deus.

Apêndices

Concluindo, as três indicações de livros para uma vida espiritual serão úteis em qualquer estado de vida, pois todos os fiéis católicos devem debruçar-se em uma vida verdadeiramente espiritual.

Nossa livraria ainda tem uma coleção de devocionais, além do Devocionário Quotidiano, para organizar e inspirar sua vida espiritual em qualquer lugar e em qualquer hora do dia.

Leia também: Três livros sobre a educação dos filhos

Sobre o Espírito de piedade e conselhos espirituais de São Francisco de Sales, leia: A Mulher Piedosa V.I

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.