Três livros sobre a educação dos filhos
A educação dos filhos deve ser um assunto de extrema importância aos pais, portanto lhes deve demandar grande empenho para formar bons cidadãos e, acima de tudo, bons católicos, com virtudes e caráter sólidos.
Este artigo tem como finalidade recomendar três obras indispensáveis para a educação dos filhos.
Pequeno Tratado de Pedagogia
O livro Pequeno Tratado de Pedagogia é uma obra que merece destaque dentro do acervo escrito pelo Abade Francês Jean Viollet.
Em primeiro lugar, essa obra fornece aos pais cristãos os conhecimentos necessários para a difícil e honrosa missão, na educação dos filhos, de formar o caráter moral e religioso.
Atualmente, essa dificuldade se torna ainda maior e a educação dos filhos é constantemente relativizada e muitos pais não se ocupam verdadeiramente com isso.
Assim, o autor escreveu:
“Os pais, nunca deverão esquecer que a vocação familiar é uma das mais sublimes entre as que a Providência confiou às frágeis mãos da humanidade.”
Bíblia das Famílias Católicas
A educação dos filhos de pais católicos precisa ter como pilar as verdades reveladas por Deus e Seu plano de salvação. Por isso, o padre Ecker decidiu escrever a Bíblia mais famosa do século passado.
É missão dos pais na educação dos filhos nutrir e dar bases para o conhecimento da fé católica com materiais específicos para a infância.
Portanto, não negligenciar essa fase da vida é imprescindível para uma boa formação moral e religiosa futura.
Com a benção e recomendação do Santo Padre, São Pio X, que disse:
Estamos persuadidos que vosso livro contribuirá muito para a conservação e aumento da fé, principalmente nas famílias católicas.
Manual das Mães Cristãs
O papel da mãe é carregado de alta dignidade e alta responsabilidade. Por isso, a Igreja, que também é Mãe, concede-nos instruções para o bom êxito dos deveres por meio de seus sacerdotes.
O Manual das Mães Cristãs é uma obra que destrincha o que é necessário para uma mãe cristã formar seus filhos desenvolvendo os dons e os forjando na religião, que dilata o amor a Deus.
Definitivamente, é uma obra que forja as mães na piedade e na coragem para cumprir os deveres com plena confiança em Deus.
Por que os pais devem se preocupar com a educação dos filhos?
Os pais são os principais encarregados da educação dos filhos e, ainda que sejam auxiliados por mestres e professores, é missão da família realizar a maior obra do mundo: a formação moral do homem cristão.
Como escreveu o Monsenhor Tihamer Toth na obra A Moça de Caráter:
Não há arte mais fina no mundo que cultivar a alma, porque nenhum escultor molda tão nobre mármore e tão valioso bronze quanto o precioso tesouro que temos para moldar: a alma.
Peçamos ao Espírito Santo, o educador supremo das almas, que conceda aos pais as condições necessárias para educar os filhos com maestria e ensiná-los a serem merecedores da Pátria Celeste.
Leia também: É dever dos pais a educação dos filhos
2 Comentários