fbpx
educação dos filhos

Três livros sobre a educação dos filhos

A educação dos filhos deve ser um assunto de extrema importância aos pais, portanto lhes deve demandar grande empenho para formar bons cidadãos e, acima de tudo, bons católicos, com virtudes e caráter sólidos.

Este artigo tem como finalidade recomendar três obras indispensáveis para a educação dos filhos.

Pequeno Tratado de Pedagogia

O livro Pequeno Tratado de Pedagogia é uma obra que merece destaque dentro do acervo escrito pelo Abade Francês Jean Viollet.

Em primeiro lugar, essa obra fornece aos pais cristãos os conhecimentos necessários para a difícil e honrosa missão, na educação dos filhos, de formar o caráter moral e religioso.

Atualmente, essa dificuldade se torna ainda maior e a educação dos filhos é constantemente relativizada e muitos pais não se ocupam verdadeiramente com isso.

Assim, o autor escreveu:

 “Os pais, nunca deverão esquecer que a vocação familiar é uma das mais sublimes entre as que a Providência confiou às frágeis mãos da humanidade.”

Bíblia das Famílias Católicas

A educação dos filhos de pais católicos precisa ter como pilar as verdades reveladas por Deus e Seu plano de salvação. Por isso, o padre Ecker decidiu escrever a Bíblia mais famosa do século passado.

É missão dos pais na educação dos filhos nutrir e dar bases para o conhecimento da fé católica com materiais específicos para a infância.

Portanto, não negligenciar essa fase da vida é imprescindível para uma boa formação moral e religiosa futura.

Com a benção e recomendação do Santo Padre, São Pio X, que disse:

Estamos persuadidos que vosso livro contribuirá muito para a conservação e aumento da fé, principalmente nas famílias católicas.

Manual das Mães Cristãs

O papel da mãe é carregado de alta dignidade e alta responsabilidade. Por isso, a Igreja, que também é Mãe, concede-nos instruções para o bom êxito dos deveres por meio de seus sacerdotes.

O Manual das Mães Cristãs é uma obra que destrincha o que é necessário para uma mãe cristã formar seus filhos desenvolvendo os dons e os forjando na religião, que dilata o amor a Deus.

Definitivamente, é uma obra que forja as mães na piedade e na coragem para cumprir os deveres com plena confiança em Deus.

Por que os pais devem se preocupar com a educação dos filhos?

Os pais são os principais encarregados da educação dos filhos e, ainda que sejam auxiliados por mestres e professores, é missão da família realizar a maior obra do mundo: a formação moral do homem cristão.

Como escreveu o Monsenhor Tihamer Toth na obra A Moça de Caráter:

Não há arte mais fina no mundo que cultivar a alma, porque nenhum escultor molda tão nobre mármore e tão valioso bronze quanto o precioso tesouro que temos para moldar: a alma.

Peçamos ao Espírito Santo, o educador supremo das almas, que conceda aos pais as condições necessárias para educar os filhos com maestria e ensiná-los a serem merecedores da Pátria Celeste.

Leia também: É dever dos pais a educação dos filhos

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.