fbpx

Participe da Campanha Editorial “Ano Cristão"

Quero Participar

Uma chave de ouro de Santa Teresinha

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por caritatem
em 12/07/2021

Preparemo-nos para o dia da Virgem do Carmo

A Tradição católica tem uma forte relação com a devoção à Virgem Maria. Desde muito cedo os fiéis confiaram suas intenções à Virgem Santíssima e um dos seus títulos mais conhecidos – e cuja data litúrgica se aproxima, ao dia 16 de julho – é o de Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo, atribuído em honra de sua função como padroeira da Ordem dos Carmelitas. O amabilíssimo título recorda o Monte do Carmo, sítio privilegiado onde essa família religiosa nasceu, da qual pertence, em coroas de santidade, a amplamente conhecida e amada Santa Teresinha do Menino Jesus

A devoção a Nossa Senhora do Carmo correspondia, por certo, a uma das mais douradas chaves do coração de Santa Teresinha. Ainda criança, a prodigiosa menina fazia com o seu pai, São Luís Martin, um passeio e a visita ao Santíssimo Sacramento. Foi assim que ele lhe mostrou a capela do Carmelo e a grade do Coro atrás da qual se achavam as religiosas; era, então, que “lhe explicava seus pensamentos sobre coisas muito sérias, como se ela fosse gente grande”. O resultado de uma vida devotada resultou em uma grande oferta: a casa da família Martin e Carmelo deram à Igreja, segundo São Pio X: “a maior santa dos tempos modernos”, conforme detalhadas explicações de duas obras escritas por Irmã Genoveva da Sagrada Face, irmã de Santa Teresinha: O Pai de Santa Teresinha do Menino Jesus e A Mãe de Santa Teresinha do Menino Jesus. 

Tais méritos de devoção à Virgem Maria são sempre um capítulo cravejado em preciosas pedras na vida genuinamente cristã. O Ofício Parvo, este testamento de fé que, em sua versão mais primitiva, era recitado já no século VIII em mosteiros italianos, oferece ao Carmelo, desde as suas raízes, as fontes vigorosas de uma vida sem um momento do dia sem a invocação de Nossa Senhora, em profundo estado de imitação e valorização da Mãe de Deus. E o Ofício Parvo, tão próprio à imposição do escapulário e ao espírito do Carmelo é também salutar a todos nós, cristãos em batalha diária na luta contra as insídias e ciladas do demônio. 

Tais orações, por certo, aumentam as oportunidades de contemplação das maravilhas operadas por Deus na vida da Virgem Maria. Aumentam, também, as nossas saudações às suas virtudes mais admiráveis e nesse ponto nos torna mais próximos dos santos que mais a amaram e honraram.

Firme em seu propósito de promover a fé católica tradicional, a Editora Caritatem apresenta suas fiéis edições de A Mãe de Santa Teresinha do Menino Jesus, o Pai de Santa Teresinha do Menino Jesus e o Ofício Parvo de Nossa Senhora, na esperança de promover um maior conhecimento e prática mais frequente e disseminada da tônica carmelita que deixa tão fortes marcas em todos os católicos.  

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Espere Um Pouco! Temos Um Presente Pra Você.

Conhecer a fé católica é indispensável em tempos de crise, junte-se a mais de 100 mil leitores e tenha acesso aos benefícios abaixo:

Sorteios e Promoções

Artigos e Trechos Marcantes dos Nossos Livros

Diversos Ebook’s

Vídeos em Nosso Canal no YouTube

Cupons com Descontos Exclusivos

Avisos Sobre Novos Lançamentos Editoriais

E muito mais

Os seus dados estão protegidos