fbpx

QUEIMA DE ESTOQUE COM ATÉ 70% OFF

EU QUERO O MEU

Entenda o Uso do Véu

Tempo de leitura: 2 min

veu de noiva

Durante dois mil anos, as mulheres católicas cobriram sua cabeça com um véu antes de entrar em uma Igreja o sempre que estiveram na presença do Santíssimo Sacramento (por exemplo, durante as visitas a enfermos com a Sagrada Eucaristia). O Código de Direito Canônico de 1917, no cânon 1262, obrigava portanto as mulheres a cobrir suas cabeças “especialmente quando se aproximam da Eucaristia”.

Durante o Concílio Vaticano II, os jornalistas perguntaram ao então P. Bugnini se as mulheres deveriam seguir cobrindo suas cabeças. Ele respondeu que esse tema não havia sido discutido. Os jornalistas assumiram sua resposta como um “não”, publicando esta informação errônea nos diferentes periódicos ao redor do mundo.

Desde então, a maioria das mulheres católicas abandonaram a tradição.

Repúdio ao Véu

Depois de muitos anos de repúdio ao véu, em especial por parte das mulheres, o Vaticano, não querendo ser antagônico ou contrariar às feministas, simplesmente pretendeu que o tema não existia. E mais, quando se compôs o Código de Direito Canônico de 1983, o uso do véu diretamente não foi mencionado (observe-se que não se abrogou, mas simplesmente não se mencionou). De toda forma, os cânones 20 e 21 do Código de Direito Canônico de 1983 deixam claro que uma lei canônica posterior abroga uma lei canônica precedente unicamente quando o faz explicitamente e que, em caso de dúvida, a revogação da lei precedente não deve ser assumida. Portanto, de acordo com o Código de Direito Canônico e com um costume imemorial, as mulheres têm a obrigação, ainda hoje em dia, de cobrir suas cabeças na presença do Santíssimo Sacramento.

O uso do véu no cristianismo

O uso do véu no cristianismo é sumamente importante e não um tema que concerna “somente” ao Código de Direito Canônico, mas a dois milênios de Tradição da Igreja, estendendo-se ao Antigo Testamento e a exortações no Novo Testamento.

Este ato, superficialmente pequeno, de cobrir-se a cabeça com um véu é:

• Riquíssimo em simbolismo: de submissão à autoridade; de entrega a Deus; da imitação de Nossa Senhora que expressou seu “fiat”; em cobrir a glória própria para glória de Deus; da modéstia; de castidade; de vasos de vida, como o Cálice, e, especialmente, a Santíssima Virgem Maria.

• Uma ordem apostólica com profundas raízes no Antigo Testamento – e, portanto, um assunto de intrínseca Tradição.

• A forma em que as mulheres católicas têm rendido culto durante dois milênios (e, ainda quando não seja uma questão da Sagrada Tradição em sentido intrínseco, é, ao menos, uma questão de tradição eclesial, que deveria também ser conservada).

Portanto és nossa herança, uma parte da cultura católica.

Dica para você mulher

Mulheres, cubram suas cabeças, ainda que estejam visitando uma paróquia onde não se use véu e sejam a única mulher que o utilize. Portanto permaneçam fiéis à Tradição, à Escritura, com seu próprio desejo de entrega a Deus.

Não temam… e caritativamente animem outras mulheres a fazer o mesmo, ensinando-as o que o véu significa.

Livro: Manual da Modéstia Católica

? Para adquirir clique no LINK abaixo.

??????

https://livrariacaritatem.com.br/manual-da-modestia-catolica

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL LEITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade